O MoA é um trampolim para expressar o orgulho e a solidariedade dos africanos. De fato, o "Movimento dos Africanos" é uma organização criada com pretende ser um ponto de referência, uma ferramenta de encontro e um interlocutor para associações africanas, parceiros e instituições italianas. Mda tem três características fundamentais:

Um ponto de referência                                                                                                                                                                                                       Nascemos como referência na capital para associações individuais e comunidades de origem africana.

Ferramenta sinérgica                                                                                                                                                                                                          Para além de disponibilizar um espaço físico para reuniões, a MdA promove a articulação entre diversas associações e organiza eventos públicos de carácter sociopolítico e cultural.

Interlocutor ativo e pró-ativo                                                                                                                                                                                                  A MdA atua como interlocutor de órgãos e instituições públicas. Tem como objetivo construir uma ponte entre a Europa e a África para difundir suas propostas e idéias e para a convivência civil tranquila com os irmãos italianos.